sexta-feira, 26 de março de 2010

Quais os serviços mais comuns oferecidos por um provedor de Internet?


O contrato de prestação de serviços do provedor tem por objeto principal o acesso à internet, com ou sem licenciamento de programas, em caráter individualizado e contínuo, a título oneroso ou gratuito, por prazo determinado ou indeterminado.
Seu objeto pode incluir, dependendo do preço acordado e da amplitude da empresa, os seguintes serviços:
-acesso à rede de computadores, mediante protocolo TCP/IP, via fax modem mediante ligação telefônica, ou por cabo, incluindo aqui o acesso aos mais variados bancos de dados, com possibilidade de envio, cópia e gravação de arquivos de distintas naturezas;
-serviço de correspondência eletrônica, mediante disponibilização de correio eletrônico e caixa postal, para comunicação entre usuários e entre os próprios contratantes;
-locação de espaço para o alojamento de home-pages;
-salas de bate-papo exclusivo;
-acesso a banco de dados específicos do provedor em área exclusivas sob sua responsabilidade, com disponibilizados para cópia (download) no computador do usuário.(2)
-acessos a grupos de discussão, "newsgroups", jogos, etc.

Na opinião do grupo, o que mudou nas organizações modernas, quando passaram a utilizar tecnologia de redes de computadores?

As organizações modernas possuem na Tecnologia da Informação um elemento estratégico, na medida que as soluções tecnológicas automatizam processos organizacionais e são fonte de vantagens competitivas por meio da análise de cenários, apoio ao processo decisório e definição e implementação de novas estratégias organizacionais. Neste contexto, a preocupação com a coleta, armazenamento, processamento e transmissão da informação são fundamentais, pois a disponibilidade da informação certa, no momento certo, para o tomador de decisão certo, é requisito fundamental para a melhoria contínua da qualidade e competitividade da organização.
Os sistemas de informação estão presentes em todas as funções organizacionais. Eles são usados pelas áreas de contabilidade, finanças, vendas, produção, etc. Esse uso generalizado aumenta a necessidade do mercado por profissionais com conhecimento do desenvolvimento e gerenciamento de sistemas. Profissionais com esses conhecimentos apóiam a inovação, planejamento e gerenciamento da infra-estrutura de informação e coordenação dos recursos de informação
As empresas em geral, na busca por diferenciarem-se da concorrência, estão incorporando equipamentos e programas de informática, e desenvolvendo sistemas para a Internet e suas redes particulares. Assim, a Tecnologia da Informação é um elemento estratégico no mundo contemporâneo. Soluções tecnológicas automatizam processos, são fonte de vantagens competitivas pela análise de cenários, apoio ao processo decisório, definição e implementação de estratégias organizacionais.
Por isso, após o grande advento da tecnologia de rede de computadores, as organizações tornaram-se mais competitivas, possuiram um melhor domínio de conhecimento, diminuiram as perdas de informações, investiram em profissionais, e as barreiras geográficas foram quebradas e assim, puderam oferecer serviços e produtos de maior qualidade e com maior eficiência a seus clientes / consumidores.

segunda-feira, 15 de março de 2010

E-Comerce: Utilização, tipo de serviços e cuidadosa serem tomados.

Eu utilizo, e muito, o comércio eletrônico. Mas vou começar primeiro explicando o que é comércio eletrônico, também conhecido como e-commerce, pois muita gente pensa apenas em compras de bens materiais feitas pela Internet.

O conceito é, na verdade, um pouco mais amplo: transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, um computador. É o uso da comunicação eletrônica e digital, aplicada aos negócios, criando, alterando ou redefinindo valores entre organizações, ou entre indivíduos, ou ambos, que permeia a aquisição de bens, produtos ou serviços, terminando com a liquidação financeira por intermédio de meios de pagamentos eletrônicos.

O ato de vender ou comprar pela internet é em si um bom exemplo de comércio eletrônico. O mercado mundial está absorvendo o comércio eletrônico em grande escala. Muitos ramos da economia agora estão ligadas ao comércio eletrônico. No início, a comercialização on-line era e ainda é, realizada com produtos como CD's, livros e demais produtos palpáveis e de características tangíveis. Contudo, com o avanço da tecnologia, surge uma nova tendência para a comercialização on-line. Começa a ser viabilizado a venda de serviços pela web, como é o caso dos pacotes turísticos, por exemplo. Muitas operadoras de turismo estão se preparando para abordar seus clientes dessa nova maneira.

Posso então aqui falar que utilizo muito o site da Submarino, para compra de livros, o site da Americanas para compra de eletrônicos, como os sites das empresas aéreas, Gol e Tam, para compra de bilhetes via internet.

Um dos fatores primordiais para o acontecimento e desenvolvimento do comércio eletrônico é a segurança, tanto das informações dos consumidores quanto das transações dos comerciantes. É um fator decisivo na aquisição e retenção de possíveis clientes dos vários sites on-line., pois a segurança na transmissão de dados é um dos empecilhos para a concretização de compras na rede pelo internauta e na divulgação de seus dados pessoais, como RG, CPF e número do cartão de crédito.

Deve-se ficar atento quando for realizar negócios na Internet, se os sites têm um procedimento automático de coletar dados com segurança e processar pagamentos de cartões de débito ou crédito. Assim sendo, uma das técnicas mais utilizadas no mundo inteiro é a criptografia (a criptografia é fundamentada em algarismos matemáticos que “quebram” as informações em configurações não legíveis, e quando chega a seu destino, o mesmo algoritmo é utilizado para restabelecer as informações “quebradas” em sua forma original.)

Os sistemas de criptografia fornecem um elevado nível de confiança, integridade e autenticidade à informação que está circulando pela Internet. Através da criptografia, apesar das informações trafegarem em via pública, existe privacidade às mensagens e aos dados armazenados, à medida que são incompreensíveis para quem não tem acesso à chave criptográfica.

Outra dica importante é procurar fazer compras em sites que sejam conhecidos, que possuam certificados de segurança e, principalmente, que possua uma central na qual você possa tirar suas dúvidas e fazer alguma reclamação, caso seja nescessário

segunda-feira, 8 de março de 2010

O começo da matéria.

Boa tarde, amigos, colegas, professor e visitantes!


Esse blog foi criado para a disciplina ADM 203 - Informática Aplicada à Administração, do curso ADM, da Escola de Administração da UFBA.

Iremos postar neste espaço as respostas das atividades que o nosso professor, João Dias Queiroz, irá exigir.

Espero contar com as visitas de vocês!

Sintam-se à vontade para contribuir com críticas e sugestões através dos comentários.

Beijos

A equipe