segunda-feira, 5 de abril de 2010

A importância das redes sociais atualmente em uso na Internet para as Organizações

Depois de revolucionar o ensino por meio de ferramentas de educação a distância, a internet transforma a convivência no mundo dos negócios com a criação das redes sociais, espaço virtual de relacionamento que mobiliza milhões de pessoas, onde é possível divulgar perfis pessoais – fotos e dados biográficos – e que permite montar listas de amigos/usuários para integrar o mesmo espaço. Orkut, Blogspot, Wordpress, Yahoo, Respostas, Reclame Aqui, Twitter, Youtube, Flickr, Spaces.Live, Facebook e Blogger são algumas das redes sociais populares da internet.
Para o universo organizacional, elas têm o poder de disseminar ideias, divulgar marcas e promover produtos. Exercem papel semelhante ao da propaganda boca a boca – em que os consumidores comentam a percepção sobre produtos e serviços –, mas com poder multiplicador milhares de vezes maior.
A Fiat é um exemplo de empresa que marca presença no mundo virtual por meio da plataforma Fiat Mio, lançada este ano. Trata-se de um projeto participativo destinado a ouvir comentários e reunir ideias sobre o carro do futuro, para subsidiar projetos para as próximas gerações. Em poucos meses, a iniciativa recebeu mais de 10 mil inscrições e 1.200 sugestões, de acordo com relato do presidente da montadora, Cledorvino Belini, durante o 3º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, realizado pela CNI, em São Paulo, em 19 de agosto. Outro exemplo do uso de redes sociais por empresas vem do IEL, que utiliza o Orkut para aproximar estagiários e empresas. Também usa o Twitter, o Facebook e o Peabirus para divulgar informações. As redes podem ser celeiros de talentos para agências de recrutamento e headhunters. Funcionam como porta para o mercado de trabalho.
Ao administrador moderno cabe perceber que por meio das redes sociais é possível maximizar resultados, melhorar a imagem institucional e gerar negócios.

Um comentário:

  1. O uso de redes sociais virtuais geram muitas polemicas sobre a questão da privacidade, preconceito, segurança entre outros temas.
    As redes sociais tem objetivo de estabelecer a comunicação e relacionamentos, o mal uso dessas ferramentas que geram essas polemicas.
    É preciso respeitar os limites dessas redes e conhecer o seu funcionamento.
    Daí vem os early adopter, que são as pessoas que seguem o avanço das tecnologias. (conheça mais: http://www.ikaro.net/br/2009/06/early-adopters.html)

    ResponderExcluir